Deprecated: mysql_pconnect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/opcscom/public_html/Connections/conn.php on line 9
Oliveira, Pena Cal e Sodre Advogados, Av. Tancredo Neves-Salvador-BA

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Contencioso e Arbitragem










 

STJ - Juros de mora sobre indenização por dano moral incidem desde o arbitramento
 

Ocorreu mudança de rumos na jurisprudência consolidada do STJ acerca da contagem dos juros de mora em decorrência de indenização por danos morais.
 

Segundo a nova interpretação, os juros de mora referentes à reparação de dano moral devem ser contados como termo inicial a data da sentença que determinou o valor da indenização e não mais a data do fato danoso.
 

A decisão é da 4ª turma do STJ, por maioria, que seguiu o voto da Relatora, Ministra Maria Isabel Gallotti. Ela considerou que, como a indenização por dano moral só passa a ter expressão em dinheiro a partir da decisão judicial que a arbitrou, "não há como incidirem, antes desta data, juros de mora sobre a quantia que ainda não fora estabelecida em juízo."
 

A jurisprudência do STJ havia sedimentado interpretação segundo a qual os juros de mora fluem desde a data do evento danoso - conforme a Súmula 54 daquela Corte Superior -; ou a partir da citação, nos casos em que há condenação por danos de natureza contratual.
 

A Ministra Relatora pondereu que, nas hipóteses em que há condenação ao pagamento de indenização em dinheiro por dano moral extracontratual, "não há como considerar em mora o devedor, se ele não tinha como satisfazer obrigação pecuniária não fixada por sentença judicial, arbitramento ou acordo entre as partes".
 

Mais ainda, "Mesmo que o quisesse, o devedor não teria como satisfazer obrigação decorrente de dano moral não traduzida em dinheiro nem por sentença judicial, nem por arbitramento e nem por acordo (CC/16, artigo 1.064)".
 

Processo: REsp 903258
 

Fonte da notícia: www.stj.jus.br, em 30.6.2011
 


 

MAIS NOTÍCIAS

Sócio de Oliveira, Pena Cal e Sodré tem artigo publicado na Revista do TRT5.
Tribunal de Justiça de São Paulo afasta nova interpretação da Advocacia Geral da União (AGU) para autorizar negócio envolvendo imóvel rural de empresa de capital estrangeiro.
Desoneração da folha de pagamento do setor da Construção Civil
Lei nº 12.551/2011 altera regime de sobreaviso.
Sancionada Lei (nº 12.529/2011) que estabelece o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência

 


Imprimir

 

 

Oliveira, Pena Cal e Sodré Advogados - Todos os direitos reservados. All rights reserved.